quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Será que sou mau humorado?

Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia”. (Ef. 4.31)

Quem é que ainda não teve um daqueles dias onde o mau humor toma conta de nós, e coitados daqueles que nos dirigirem uma só palavra que seja!

O mau humor é um estado emocional negativo que pode ser moderado ou crônico. Ele pode contaminar um ambiente, estragar uma festa, destruir um momento agradável e alegre, gerando brigas, amarguras, tristezas, stress e distanciamento de pessoas.

Já viu aquele caso do patrão que por brigar com a esposa, dormiu com raiva, chegou no dia seguinte ao trabalho, extremamente mau humorado e descontou toda sua raiva no gerente. Que por sua vez, descontou no supervisor, que por sua vez, descontou no encarregado. Que por sua vez descontou no primeiro subordinado que viu pela frente, e que por sua vez descontou em sua esposa quando chegou em casa. A esposa, contaminada pelo mau humor, descontou sua raiva no seu filho, que descontou no seu cachorro, que descontou no gato, que descontou no rato, e assim por diante. Vira um efeito dominó.

Na verdade todo ser humano terá momentos de mau humor, porém, é necessário saber lidar com isto. O limite do mau humor está justamente no prejuízo que ele começa a provocar no relacionamento e na própria vida pessoal. Mas como lidar com o mau humor?

Primeiro é necessário TRABALHAR COM AS RAÍZES DO MAU HUMOR. São vários os motivos que podem despertar o vulcão do mau humor. Pode ser uma insatisfação, decepção, um problema no trabalho, uma enfermidade na família, uma dívida a pagar, um problema de relacionamento, uma dificuldade qualquer, uma injustiça presenciada, uma noite mal dormida, uma TPM no caso das mulheres e etc.

Uma vez identificada às raízes deste mau humor, é necessário aplicar esforço para mudar as reações. Em segundo lugar é NECESSÁRIO COMBATER O MAU HUMOR COM BOAS RISADAS, ou seja, boas doses de humor. Não há como vencer o mau humor sem abrir o coração para a alegria. Hoje, é comprovado cientificamente que rir é fundamental para a saúde emocional e física. Uma boa risada é de grande ajuda para produzir uma resposta imunológica mais favorável no combate ao stress mais do que uma bateria de remédios.

Por outro lado, a alegria é resultado de uma confiança depositada em Deus e em sua Santíssima Palavra. A bíblia diz que a alegria do Senhor é a nossa força.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.